Historicamente foi a técnica de impressão mais utilizada em jornais e documentos durante o século XV ao século XIV e quem inventou foi o alemão Johannes Gutenberg.
Como diz o nome Letterpress: pressão das letras sobre o papel.
É aquela impressão a qual o texto fica em baixo relevo, e que podemos ter sensações quando passamos o dedo sobre o texto e claro uma BELA sensação pelo olhar.
É por isso que me apaixonei por letterpress.
Hoje no Brasil, senti grande dificuldade em encontrar gráficas que trabalhassem com essa técnica tão artesanal. Pelo que converso com algumas delas, o material que era usado foi vendido ou jogado fora, como placas para a prensa e os tipos (letras de plaquinhas).
Poucas empresas trabalham com essa técnica de impressão.
E é por isso também, que acredito que seja mais especial ainda. Cada convite em letterpress é único, pois é feito a composição de placas para que seja realizada a prensagem no papel.
O papel geralmente é macio e 100% algodão para receber essa pressão, e o resultado do produto final é de excepcional qualidade!!
Selecionei alguns trabalhos para apreciar essa técnica, hoje recebo pedidos de convites em casamento em Letterpress. Pois para um momento especial, esta técnica cai muito bem, expressando a importância do anúncio que está sendo feito:).
studio sweet Olive Press
studio One Fire
invitationsbyajalon.com/blog
Fer Malucelli Convites |
Nenhum comentário:
Postar um comentário